Catarinenses fazem acordo para comprar equipamentos de construção

Para suprir o déficit de máquinas e equipamentos para a construção de obras residenciais e comerciais em Santa Catarina, a Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção Civil da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) propôs uma parceria com empresários espanhóis do segmento. Durante encontro realizado no dia 08 de março, na sede da entidade, em Florianópolis, o presidente da Câmara, Hélio Bairros, afirmou que devido ao crescimento do setor no país, há demanda por uma série de máquinas que precisam ser importadas.

Em reunião com uma comitiva da região da Galícia, empresários catarinenses buscaram um acordo para trazer equipamentos como guindastes para movimentar materiais (a Espanha tem cerca de 900 para alugar) e andaimes. Segundo Bairros, hoje, o empecilho para importar equipamentos como estes é o alto custo de importação, que inviabiliza a operação, embora o equipamento esteja em falta no Brasil e seja de extrema importância para as construções. Para ele, uma possível alternativa para trazer os equipamentos seria firmar uma joint venture, possibilidade que o setor deve estudar agora.

O presidente da Câmara destacou que o aquecimento do setor é estimulado por programas governamentais como o "Minha Casa, Minha Vida", além da oferta de crédito para habitação. Em dezembro de 2009, só nos municípios de Florianópolis, Palhoça e Içara a Caixa Econômica Federal desembolsou R$ 37,8 milhões para a execução de obras no âmbito do programa "Minha casa, Minha Vida".

Fonte: FIESC

  Central de Vendas

 

   
Av. Atílio Pedro Pagani, 115 - Pagani, | Sala 112 | Edifício Duetto Office
Pagani | Palhoça Santa Catarina | CEP 88132-149
Fone (48) 9129-9999
Mais Zul