Preservação: óleo de cozinha reaproveitado

O óleo de cozinha utilizado em frituras não deve ser despejado na pia ou descartado no jardim ou lixo comum, pois é altamente poluidor.

Em movimento à sustentabilidade, a Zul Empreendimentos Imobiliários adota o sistema de coleta de óleo de cozinha em seus empreendimentos residenciais e orienta os futuros moradores como tornar efetiva essa coleta. Os clientes receberão embalagem pet para o recolhimento do produto usado e, em seguida, os acondicionarão as garrafas num lugar específico, junto com o sistema de coleta seletiva de lixo. Isso pode ser verificado no edifício Kalamari Residence, em Barreiros. As embalagens poderão ser coletadas empresas e/ou organizações que já tenham programas de utilização de óleo, como a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

Cabe ressaltar que o problema do descarte errado gera um enorme prejuízo, começando com o entupimento dos canos.
DESCARTE ERRADO:

- Quando o óleo é jogado na pia, boa parte fica grudado nas paredes do esgoto e absorvem outras substâncias, o que reduz o diâmetro das tubulações, gerando o aumento da pressão e conseqüentes vazamentos. As atuais estações de tratamento não estão preparadas para receber milhões de litros de óleo comestível despejados pela população.

- Se o óleo é jogado em terrenos baldios, diretamente no solo, ocorrerá uma impermeabilização que contribui com as enchentes, e no seu processo de decomposição lança uma quantidade excessiva de metano, agravando ainda mais o efeito estufa e, também, emite um odor insuportável.

- Se for enterrado, nos lixões, juntamente com os resíduos sólidos em sacos plásticos,o óleo poderá contaminar os lençóis freáticos, sendo esta a pior conseqüência para o meio ambiente, pois um litro de óleo contamina um milhão de litros de água.
 

Saiba mais:

www.yousol.com/j/index.php

  Central de Vendas

 

   
Av. Atílio Pedro Pagani, 115 - Pagani, | Sala 112 | Edifício Duetto Office
Pagani | Palhoça Santa Catarina | CEP 88132-149
Fone (48) 9129-9999
Mais Zul