Sustentabilidade Certificada

A instituição americana  United States Green Building Council (USGBC) quer  ampliar o acesso a construções verdes em todo o mundo. Para isso, foi criado o LEED (Leadership in Energy and Environment), certificação que indica liderança em energia e meio ambiente na construção civil. Uma forma de motivar as empresas a utilizar os conceitos de sustentabilidade e poderem usar como diferencial junto aos clientes, cada vez mais exigentes nessa área.

Estima-se que exista 35 mil projetos certificados em 91 países, compreendendo quase 460 milhões de metros quadrados. Em 2002 eram menos de 30 milhões.

Com foco na redução do uso de energia, as construções certificadas economizam dinheiro para os proprietários, reduzem a emissão de gases de efeito estufa e contribuem para a proteção do meio ambiente e da sociedade.

No Brasil o USGBC é representado pelo GBC Brasil, que certificou mais de 10 construções no país. Há mais de uma centena de construções em processo de certificação.

O processo de certificação avalia o ciclo de vida do empreendimento, da concepção ao descarte de resíduos, avaliando, por exemplo:  uso de materiais reciclados ou de demolição, incorporação de eficiências energéticas, os sistemas de reaproveitamento de água, estrutura de coleta seletiva de lixo e se o terreno já pertence a uma área consolidada e bem servida por transporte público

 

Alguns links interessantes sobre o assunto:

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)

Green Building Council Brasil

U.S. Green Building Council (USGBC)

  Central de Vendas

 

   
Av. Atílio Pedro Pagani, 115 - Pagani, | Sala 112 | Edifício Duetto Office
Pagani | Palhoça Santa Catarina | CEP 88132-149
Fone (48) 9129-9999
Mais Zul